Cora Anderson , Lillie Hitchcock Coit e a Papisa Joana.
Cora e Lillie são retratadas no livro "Escondidas da História: Retomando o Passado Gay e Lésbico", em tradução livre. Original: Hidden From History: Reclaiming the Gay and Lesbian Past). Martin Duberman et al, editores. New York: NAL Books, 1989.
Muitas mulheres norte-americanas do século dezenove se travestiram e conseguiram "passar" por homens por muitos anos. Cora Anderson, que era ameríndia, foi presa em 1914 por conduta desordeira. Lillie Hitchcock Coit conseguiu livrar-se de uma condenação pelo fato de ser rica. Nada de novo nisto também.
Mas os relatos de travestismo masculino são bem mais antigos. É o caso da Papisa Joana que a Igreja insiste em afirmar ser uma lenda. Mas inúmeros relatos históricos que, embora divirjam aqui e ali, são concordantes quanto à existência de uma mulher que tornou-se monge, cardeal e “Papa”, entre os anos 855 e 1100.
Engravidou a acabou morta. As versões divergem também sobre este ponto, mas todas concordam que a multidão reagiu com indignação, por considerar que o trono de São Pedro havia sido profanado. Joana, após dar à luz em meio a uma procissão, teria sido amarrada a um cavalo e linchada até a morte.
Noutro relato, Joana teria morrido devido a complicações no parto, enquanto os cardeais se ajoelhavam clamando: "Milagre, milagre!".
E a “Papisa”, sabe-se lá o motivo, acabou imortalizada. Virou carta do baralho de Tarot e hoje influencia os crentes nas “artes divinatórias”.Que coisa!
Aos 16 dias de maio de 2011, do saudoso Estado da Guanabara.
Prof. Dr. Haroldo Nobre Lemos.
NO AUGE DA CRISE
Há um dia
Um comentário:
A história da Mulan também é assim, se veste de homem e entra pro exército do pai para protege-lo.
Mulan é a protagonista do poema épico chinês "A balada de Mulan". Embora o poema tenha sido provavelmente escrito no século VI, o original foi perdido e a versão mais antiga conhecida é uma compilação do século XII.
Historiadores ainda discutem se a heroína existiu de verdade ou se é apenas ficção. Não há evidências. Mas, na sua suposta cidade natal, há um templo em sua homenagem.
Juliana Salvador
Turma IN2204
Postar um comentário