O Professor Dr. Haroldo Nobre Lemos participa do documentário em comemoração aos 25 anos da Associação de Docentes do Colégio Pedro II (ADCPII), onde leciona desde 1981. O Colégio Pedro II é uma tradicional instituição de ensino público federal, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Foi fundado ainda na época do período regencial brasileiro, em 1837.
O Colégio foi projetado para formar a elite nacional. É hoje uma autarquia do Ministério da Educação e a única instituição federal de educação básica do País de ensino propedêutico e humanístico. Confira, abaixo, o nome de alguns alunos e professores ilustres que passaram pelo Pedro II:
Professores
Aurélio Buarque de Holanda (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira)
Antônio Gonçalves Dias (Latim e História)
Euclides da Cunha (Lógica)
Heitor Villa-Lobos (Música e Canto Orfeônico)
Joaquim Manuel de Macedo (História do Brasil)
Manuel Bandeira (Literatura brasileira)
AlunosO Colégio foi projetado para formar a elite nacional. É hoje uma autarquia do Ministério da Educação e a única instituição federal de educação básica do País de ensino propedêutico e humanístico. Confira, abaixo, o nome de alguns alunos e professores ilustres que passaram pelo Pedro II:
Professores
Aurélio Buarque de Holanda (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira)
Antônio Gonçalves Dias (Latim e História)
Euclides da Cunha (Lógica)
Heitor Villa-Lobos (Música e Canto Orfeônico)
Joaquim Manuel de Macedo (História do Brasil)
Manuel Bandeira (Literatura brasileira)
Álvares de Azevedo, escritor e dramaturgo
Fátima Bernardes, jornalista
Fernanda Montenegro, atriz
Joaquim Nabuco, político, diplomata, jurista, historiador e jornalista
Lima Barreto, jornalista e escritor
Raul Pompéia, escritor
Curiosidades
- Em seus primórdios, a instituição garantia o privilégio do acesso de seus alunos aos cursos de nível superior, sem que necessitassem se submeter a qualquer exame de admissão;
- Durante noventa anos o Colégio não permitiu o ingresso de estudantes do sexo feminino. A primeira estudante a concluir o curso secundário foi Yvone Monteiro da Silva, em 1927;
- O prédio histórico da Unidade Escolar Centro (Antiga Rua Larga de São Joaquim) encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura.
Um comentário:
Prezado Professor Haroldo:
Descobri esta página por acaso e gostei.
Assustei-me ao ver alguma coisa sobre a produtora BELAMI, quando acompanhei o caso de um parente homoafetivo.
Pensei como aqueles jovens se sujeitam a tais coisas e me perguntei, quem são? como vivem? como se comportam daquela maneira? na matéria "Barebacking Party - A Festa da Morte", fiquei chocada com a idéia de que são oriundos de famílias arruinadas. SABE ALGO MAIS OU ONDE TENHA ALGO MAIS SOBRE A PRODUTORA?
ELISETE P S.
Postar um comentário